domingo, 27 de junho de 2010

Proteína C-reativa ultra-sensível na avaliação de risco cardiovascular por doença aterosclerótica


O que é a proteína C-reativa? E a proteína C-reativa ultra-sensível?
A proteína C-reativa (PCR) é um marcador de fase aguda que se eleva especialmente em processos inflamatórios e infecciosos. Nos métodos de análise rotineiros, o limite de detecção da PCR é de 0,4 a 0,5 mg/dL, enquanto que se empregando os métodos ultra-sensíveis é possível detectar níveis de PCR a partir de 0,09 mg/dL.
Para que serve a PCR ultra-sensível?
Estudos recentes mostraram que mesmo um discreto aumento da PCR é um fator de risco cardiovascular independente de outros já conhecidos, como os níveis de colesterol total e frações, apolipoproteína B-100 e homocisteína. Na avaliação de risco de doença cardiovascular, valores de PCR inferiores a 0,3 mg/dL são considerados satisfatórios, enquanto que níveis elevados se associam a maior risco cardiovascular. Esse fato está de acordo com as evidências recentes de que, ao menos parcialmente, a aterosclerose é uma doença inflamatória.
Quem pode se beneficiar da dosagem da PCR ultra-sensível?
A dosagem da PCR por método ultra-sensível pode contribuir tanto para a identificação de indivíduos assintomáticos com risco de doença cardiovascular por aterosclerose, como para o acompanhamento de pacientes que já tenham doença cardiovascular. Com essa finalidade, estudos recentes mostraram que a PCR é útil tanto em homens como em mulheres a partir da meia idade. Outros estudos têm mostrado que a PCR tem também bom valor preditivo na determinação de risco de eventos vasculares futuros em pacientes com síndromes coronarianas agudas, tais como infarto do miocárdio e angina instável, em indivíduos com angina estável e em pacientes que foram submetidos a colocação de stents coronarianos.
Quais outras condições clínicas podem alterar os níveis da PCR?
Os níveis séricos da PCR são relativamente estáveis, exceto na vigência ou logo após um episódio de inflamação, de natureza infecciosa ou não. Nesses casos, a dosagem com finalidade de avaliar risco de doença aterosclerótica só deverá ser feita de duas a três semanas após o término do episódio inflamatório.
Qual a relação da PCR com outros fatores de risco cardiovascular?
A PCR ultra-sensível tem um efeito aditivo quando combinada com o colesterol total e a relação colesterol total/HDL-colesterol, aumentando consideravelmente o valor preditivo desses testes.
Que medidas podem ser tomadas quando, na avaliação de risco cardiovascular, se detectam níveis superiores a 0,3 mg/dL de PCR?
Estudos preliminares mostraram que se pode considerar o uso de medicamentos como a aspirina para pacientes com níveis elevados de PCR. Existem ainda evidências de que a PCR possa ser usada para monitorar um possível efeito anti-inflamatório de medicamentos usados para inibir a síntese de colesterol, da família das estatinas. No entanto, uma vez que a relação entre PCR elevada e risco cardiovascular aumentado é recente, não há até o momento diretrizes estabelecidas quanto a melhor conduta frente a uma PCR persistentemente elevada.
Referências bibliográficas
1. Ridker, P.M. et al. C-reactive protein and other markers of inflammation in the prediction of cardiovascular disease in women. N. Engl. J. Med, 342(12): 836-843, 2000.
2. Koenig, W. et al. C-reactive protein, a sensitive marker of inflammation, predicts future risk of coronary heart disease in initially healthy middle-aged men. Circulation 99:237-242, 1999.
3. Ridker, P.M. et al. C-reactive protein adds to the predictive value of total and HDL cholesterol in determining risk of first myocardial infarction. Circulation 97:2007-2011, 1998.
4. Tracy, R. et al. Relationship of C-reactive protein to risk of cardiovascular disease in the elderly. Results from the Cardiovascular Health Study and the Rural Health Promotion Project. Arterioscler. Thromb. Vasc. Biol. 17(6):1121-7, 1997.
5. Ridker, P.M. et al. Inflammation, aspirin and the risk of cardiovascular disease in apparently healthy men. N. Engl. J. Med. 336(14): 973-979, 1997.
6. Ridker, P.M. et al. Inflammation, pravastatin, and the risk of coronary events after myocardial infarction in patients with average cholesterol levels. Circulation 98:839-844, 1998 .
7. Haverkate, F. et al. Production of C-reactive protein and risk of coronary events in stable and unstable angina. Lancet 349: 462-66, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

► NÃO faça comentários ofensivos
► Faça comentários apenas RELATIVOS ao assunto do artigo
► NÃO faça conversas irrelevantes nos comentários, isso não é um chat
► É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID
► Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima

Se preferir, fale conosco link de CONTATO.