domingo, 1 de agosto de 2010

Níveis normais de glicemia de jejum e diabetes tipo 2 em homens jovens

Este estudo foi premiado no primeiro Congresso Internacional de Pré-Diabetes e Síndrome Metabólica que ocorreu em Berlim, em abril de 2005. Foi elaborado com o intuito de avaliar o impacto dos novos valores de normalidade da glicemia de jejum (até 99 mg/dL) e o risco de desenvolvimento de diabetes.
Dados de 13.163 indivíduos jovens, com idades entre 25 e 45 anos e aparentemente saudáveis, foram anotados. Esse grupo foi recrutado entre soldados das forças armadas de Israel. Foram incluídos dados clínicos e laboratoriais, assim como do estilo de vida. Ocorreram um total de 208 casos de diabetes tipo 2 durante o acompanhamento, de 1992 até 2004, no grupo de indivíduos com glicemia de jejum menor que 100 mg/dL.

Um modelo ajustado de análise multivariada incluindo vários fatores de risco, como idade, atividade física, história familiar e índice de massa corpórea (IMC), revelou que os homens com glicose de 87 mg/dL ou mais apresentaram um risco progressivo de diabetes, quando comparados aos que possuíam valores menores que 81 mg/dL. Aqueles indivíduos com dosagem de triglicérides maior que 150 mg/dL, combinada com glicose de 91 até 99 mg/dL, apresentaram um risco relativo de 8,23 de desenvolver diabetes quando comparados aos que possuíam triglicérides menores que 150 mg/dL e glicemia menor que 86 mg/dL.

O efeito conjunto de IMC de 30 kg/m2 ou mais, associado a valores de glicemia de 91 até 99 mg/dL, resultou em risco de 8,29 quando comparado aos indivíduos com IMC menor que 25 kg/m2 e glicemia menor que 86 mg/dL. O estudo concluiu que níveis de glicemia de jejum mais elevados, mesmo na faixa considerada normal, constituem fator independente de risco para diabetes tipo 2 entre homens jovens. Ainda, esses valores associados a outras variáveis, como IMC e níveis de triglicérides, podem ser úteis para identificação de indivíduos com alto risco de desenvolver diabetes.

Comentários: Esse estudo retrospectivo que analisou um grande grupo de indivíduos jovens e saudáveis no momento da inclusão, sugere que os valores de glicemia constituem-se em marcadores independentes de risco para desenvolvimento de diabetes. O estudo reforça a sugestão feita em 2003 pela Associação Americana de Diabetes que propõe que os valores de corte para normalidade de glicemia de jejum sejam reduzidos para, no máximo, 99 mg/dL.

Referência: Normal fasting plasma glucose levels and type 2 diabetes in young men. Tirosch A et al. N Engl J Med. 353:1454-1462, 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

► NÃO faça comentários ofensivos
► Faça comentários apenas RELATIVOS ao assunto do artigo
► NÃO faça conversas irrelevantes nos comentários, isso não é um chat
► É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID
► Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima

Se preferir, fale conosco link de CONTATO.